Se você já pesquisou sobre marketing digital e vendas, certamente já deve ter ouvido falar dos gatilhos mentais para venda. Afinal, 10 entre 10 especialistas destacam a importância de usar gatilhos mentais nas suas estratégias para atrair clientes e gerar vendas.
Por isso, resolvi explicar nesse artigo, o que são os gatilhos mentais e por que eles são importantes. Além disso, vou listar aqui os principais gatilhos mentais utilizados no marketing digital atualmente.
O que são Gatilhos Mentais para Venda?
Gatilhos Mentais de Venda, são técnicas que podem ser usadas para influenciar as decisões de compra das pessoas. Eles se baseiam em princípios psicológicos e buscam aproveitar as tendências naturais do comportamento humano para aumentar a probabilidade de uma venda. Ou seja, o ser humano tem comportamentos naturais, que podem ser estimulados, quando utilizamos as técnicas corretas para isso.
Por que é importante usar Gatilhos Mentais para Venda?
É importante usar gatilhos mentais para venda porque eles podem aumentar a eficácia das suas técnicas de vendas. Algumas razões específicas incluem:
Aumento da confiança do cliente
Ao usar gatilhos mentais, você pode aumentar a confiança do cliente em seus produtos ou serviços, o que pode levar a mais vendas.
Melhora da decisão de compra
Gatilhos mentais podem ajudar a influenciar a decisão de compra do cliente, tornando-o mais propenso a comprar o seu produto ou serviço.
Redução do tempo de vendas
Ao usar gatilhos mentais, você pode criar uma sensação de urgência ou pressão, o que pode levar o cliente a tomar uma decisão de compra mais rapidamente.
Aumento da lealdade do cliente
Ao usar gatilhos mentais de empatia, você pode conectar-se melhor com as necessidades e desejos do cliente, o que pode aumentar a lealdade do cliente à sua marca.
Diferenciação da concorrência
Ao usar gatilhos mentais, você pode se destacar da concorrência e oferecer uma experiência de compra mais eficaz para o seu cliente.
Então, fica evidente que existem muitos benefícios por utilizar gatilhos mentais de venda. No entanto, é importante lembrar, que os gatilhos mentais devem ser usados de forma ética e com respeito ao cliente, e não com o objetivo de manipulá-los.
Neste sentido, quando você usar gatilhos mentais para venda, o nosso objetivo é auxiliar o cliente a tomar uma decisão de compra mais informada e satisfatória para ele.
Exemplos de gatilhos mentais para marketing digital
O marketing digital proporciona a utilização de diversos gatilhos mentais. Por isso, vamos alistar aqui os principais gatilhos mentais utilizados nas estratégias de marketing digital e vendas.
Escassez
Mostrando que um produto tem poucos itens disponíveis ou é uma oferta por tempo limitado, você cria uma sensação de urgência e faz com que as pessoas comprem mais rapidamente.
Para isso, quando você usa uma página de venda, um recurso muito útil é colocar um timer na página indicando quanto tempo falta para acabar a oferta.
Prova Social
Quando você mostra outras pessoas que compraram o produto ou serviço e que elas estão satisfeitas, isso aumenta a confiança das pessoas no produto e deixa elas mais inclinadas a comprá-lo.
Autoridade
Apresentar-se como alguém confiável e especialista no assunto, pode aumentar a confiança do cliente em seus produtos ou serviços.
Para isso, fale sobre você ou sua empresa, e demonstre o conhecimento aprofundado que tem no assunto.
Reciprocidade
Oferecer algo grátis ou primeiro, pode fazer com que as pessoas se sintam obrigadas a retribuir a ação, e aumenta a possibilidade de conversão.
Assim, uma das estratégias mais utilizadas no marketing digital, envolve dar algum conteúdo ou benefício de valor em troca do preenchimento de um cadastro, ou de um contato pelo WhatsApp
Antecipação
Este gatilho mental, envolve criar expectativa e suspense sobre um produto ou lançamento. Com isso, você pode aumentar a curiosidade das pessoas e levá-las a comprar o produto.
Recompensa
Você pode mostrar que uma compra ou ação específica resultará em uma recompensa (como um desconto ou brinde) para motivar as pessoas a tomar essa ação.
Por exemplo, quem vende cursos, muitas vezes inclui bônus como outros cursos, material didático, ou tutoria durante um determinado período.
Prova social negativa
Usar gatilhos mentais de prova social negativa, por mostrar o que as pessoas estão perdendo ou como outras pessoas estão sofrendo sem um produto ou serviço.
Com isso, você pode criar uma sensação de urgência e motivar as pessoas a comprar.
Simplicidade
Apresentando um produto ou solução como fácil de usar ou entender pode aumentar a confiança das pessoas no produto e levá-las a comprá-lo.
Empatia
Conectando-se emocionalmente com as necessidades e desejos do seu público-alvo você pode aumentar a confiança e a lealdade das pessoas à sua marca.
Resumo
Mostramos aqui, apenas alguns exemplos, mas existem muitos outros gatilhos mentais diferentes que podem ser usados nas vendas.
No entanto, você deve lembrar que cada cliente é diferente e pode ser influenciado por gatilhos mentais diferentes, então é importante testar e ajustar sua abordagem de vendas de acordo.
Por exemplo, aqui na ASV Content, sempre utilizamos gatilhos mentais na produção de conteúdo e principalmente, na produção dos anúncios nas consultorias de tráfego pago que fazemos para nos nossos clientes.
Você gostou do assunto? Então, compartilhe nas redes sociais, para podermos ajudar outras pessoas a melhorarem as suas estratégias de marketing.