
Se você tem algum contato com Marketing Digital, certamente já ouviu falar em Marketing de Conteúdo. Mas você sabe o que é? E sabe com fazer? Nesse artigo você vai entender porque é tão importante você investir nessa estratégia. Além disso, vamos explicar o que você precisa fazer para isso.
O que é Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo consiste em produzir conteúdo de qualidade para o seu público para trazer as pessoas até você pela importância do que você produz. Assim, seu objetivo no primeiro momento não é oferecer nenhum produto ou serviço, e sim produzir conteúdo que ajude o seu público.
Quando você produz conteúdo de qualidade para as pessoas, tirando suas dúvidas e ajudando a identificar problemas, isso gera boa reputação para sua marca. Cria uma autoridade no assunto. Além disso, gera um maior engajamento por parte do seu público, afinal, se as pessoas confiam no que você diz e faz, é natural que indiquem a sua marca para outras pessoas.
Marketing de Conteúdo – Quando começou?
O Marketing de Conteúdo normalmente é associado ao Marketing Digital, e sem dúvida é uma das suas principais estratégias. No entanto, a sua origem é muito anterior a isso. Em 1895 a John Deere que produz equipamentos agrícolas produziu a revista The Furrow, com o objetivo de ajudar trabalhadores a qualificar o seu trabalho.
Além disso, podemos mencionar a Michelin que em 1900 produziu o Guia Michelin que tinha o objetivo de fazer com que os seus leitores usassem mais os seus carros por indicar restaurantes em todo o país.
Note que nos casos mencionados acima, que são os primeiros casos bem-sucedidos de Marketing de Conteúdo da história, A John Deere e a Michelin não produziram conteúdos sobre os seus produtos. Ao contrário, produziram conteúdos com assuntos importantes para o seu público e em ambos os casos, levariam indiretamente a venda de seus produtos.
É verdade que o objetivo final de toda ação de marketing é gerar receitas. Mas o marketing mais bem sucedido é o Marketing de Conteúdo.
Como fazer Marketing de Conteúdo?
Definição do Público
A estratégia de Marketing de Conteúdo se baseia na produção de conteúdo que seja relevante para o seu público. Por isso, você precisa entender muito bem o que o seu público precisa, quais são os seus problemas e suas dúvidas. Assim, você precisa definir muito bem o seu público e isso passa pela criação da Persona.
Nós escrevemos um artigo detalhando o que é a Persona e como criar uma. Leia esse artigo para tirar suas dúvidas.
Use as palavras-chave corretas
Depois de entender o que o seu público precisa você tem que definir quais são as expressões que a sua persona normalmente busca na internet, quando quer resolver um problema ou tirar uma dúvida. Para isso, use o planejador de palavras-chave do Google para verificar as palavras mais buscadas a respeito do assunto que você quer escrever. Ao fazer essa análise você conseguirá produzir conteúdos sobre assuntos que as pessoas normalmente procuram.
Use os canais corretos
Analise quais são os locais em que o seu público está presente e produza conteúdos para esses canais. Por exemplo, analise as redes sociais que a sua persona realmente usa e invista em conteúdo para essas redes. Afinal, se você percebe que a sua persona utiliza somente o Facebook, não vale a pena então produzir conteúdo para outras redes sociais. Seria uma perda de tempo.
Na maioria dos casos, vale a pena ter um blog para produzir conteúdos relevantes para o seu público, principalmente se você percebe que eles buscam a solução para os seus problemas através de buscas no Google. Além disso, vale a pena investir em produzir conteúdos para o Youtube se o se objetivo for ficar conhecido como uma autoridade na sua área.
Conteúdo é o mais importante
Independente do canal utilizado lembre-se sempre de produzir conteúdo útil para o seu público. O Marketing de Conteúdo não é sobre o que a sua empresa vende ou faz, mas sobre o que o seu público precisa, sobre os seus problemas e suas dúvidas.
Quando você tem essa ideia bem clara na sua mente, você consegue criar um conteúdo que vai chamar a atenção das pessoas. Então, depois que essas pessoas passam a conhecer o seu conteúdo e confiar em você, se torna mais fácil produzir algum conteúdo para apresentar seus produtos ou serviços. Por isso, podemos dizer que o conteúdo é o combustível para o Inbound Marketing ou Marketing de Atração.
O objetivo desse artigo é ajudar você a entender o que é o Marketing de Conteúdo e como você pode fazer. No entanto, recomendamos que leia o nosso artigo sobre Criar uma estratégia de Marketing. Sem dúvida, ele vai ajudar você a dar os passos necessários para criar uma estratégia de Marketing bem-sucedida.
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