Um dos principais motivos para baixo retorno em campanhas de marketing é a falta de definição da Persona. Afinal, quando você não sabe para quem você pretende vender, você terá dificuldade de se comunicar com estas pessoas.
Para ter bons resultados é importante que você alcance as pessoas certas do jeito certo.
O que é persona?
No marketing tradicional, se fala muito sobre segmentação de mercado e definição de público-alvo. Porém, o conceito de Persona é mais específico. Ou seja, você cria uma representação fictícia de um cliente ideal para o seu negócio. Contudo, isso não é fruto da mera imaginação, mas se trata de analisar as características em comum que estão presentes nos seu clientes que fazem parte desse perfil ideal.
É importante ressaltar que, dependendo do seu ramo de atividade, você pode precisar criar várias Personas. Com isso, você conseguirá entender bem o público que você atende.
Qual a diferença entre Persona e Público-alvo?
Em síntese, quando você pensa em público-alvo, você está pensando em algo mais abrangente. Normalmente o público-alvo representa uma fatia da população que tem algumas características em comum.
Por exemplo, poderíamos dizer que o público alvo de uma determinada empresa abrange homens, entre 25 e 40 anos, residentes no estado de São Paulo com interesse em Administração.
Por outro lado, ao definirmos a persona para essa empresa, criaremos um personagem fictício. Ou seja, o Marcelo, formado em Administração de Empresas, tem 28 anos e está buscando cursos de extensão na área de administração.
Em outras palavras, o público-alvo é algo mais abrangente, enquanto a persona é bem mais específico, como se fosse realmente uma única pessoa, com seus gostos, problemas e necessidades.
Por que é importante?
Se você quer realmente atender as expectativas do seu cliente, você precisa saber exatamente do que ele precisa. Por isso, definir a Persona ou Personas do seu negócio é fundamental. Afinal, como você vai conseguir oferecer produtos e serviços que sejam adequados para o seu cliente se você não entende quais são as necessidades dele?
Quando criamos Personas, conseguimos criar campanhas de marketing que transmitam a mensagem correta para o nosso cliente ideal. Mostramos que entendemos os seus problemas e que estamos atentos às suas necessidades.
Quer ter sucesso em suas estratégias de marketing digital? Então, inicie pela definição da Persona, entenda seus problemas e estude como o que você faz resolve o problema dela. Como resultado, suas campanhas serão muito mais efetivas e você aumentará os seus resultados.