Nas consultorias que dou sobre marketing digital, ouço com bastante frequência essa pergunta: Ainda vale a pena ter um blog? Afinal, com o passar dos anos as redes sociais se tornaram cada vez mais populares. Com isso, se tornaram o principal canal de divulgação de muitos profissionais.
Então, muitas pessoas ficam na dúvida se vale a pena investir em um blog hoje em dia.
Redes Sociais – Vantagens e desvantagens
Não resta dúvida de que você precisa usar as redes sociais na divulgação do seu negócio. Afinal, seu público-alvo certamente estará em uma ou mais redes sociais. No entanto, as redes sociais têm vantagens e desvantagens, como vamos analisar agora.
Vantagens das redes sociais
Primeiramente, podemos determinar como vantagem das redes sociais, o fato de serem tão populares. Por exemplo, segundo o relatório de outubro de 2020 produzido em parceria por We Are Social e Hootsuite. o Facebook possui mais 2.7 bilhões de usuários ativos mensais, sendo que 1,84 bilhões utilizam esta rede todos os dias.
Neste mesmo sentido, somente no Brasil o Facebook possui cerca de 130 milhões de usuários ativos. Com isso, o Brasil é hoje o quarto país do mundo em usuários do Facebook perdendo apenas para Índia, Estados Unidos e Indonésia.
Além disso, o Facebook possui uma grande quantidade de ferramentas que permitem as empresas fazer campanhas profissionais de Inbound Marketing. Por exemplo, possui a possibilidade de agendar postagens e tem um gerenciador de anúncios muito completo.
Desta forma, essa plataforma precisa estar nas suas estratégias de marketing.
Neste mesmo sentido, o Instagram, com 95 milhões de usuários é outra ferramenta poderosa nas estratégias de marketing das empresas. Afinal, as mesmas ferramentas utilizadas no Facebook podem ser utilizadas no Instagram que pertence ao Facebook.
Mas, como nem tudo são flores, as redes sociais tem desvantagens também.
Desvantagens das redes sociais
Primeiramente, podemos destacar o fato de que o seu conteúdo não é realmente seu. Isso mesmo, você está sujeito as regras estabelecidas pela rede social, que pode inclusive bloquear ou excluir a sua conta.
Por exemplo, eu mesmo já tive a minha conta de anúncios do Facebook bloqueada de maneira arbitrária, sendo desbloqueada vários dias depois de eu precisar abrir uma disputa e solicitar uma revisão.
Ou seja, enquanto estava com a conta bloqueada fiquei impedido de anunciar na plataforma. Então, você não é realmente dono.
Além disso, o Facebook e o Instagram mudam toda hora. Assim, a estratégia que você usa hoje, pode não funcionar amanhã.
Por exemplo, as mudanças mais recentes têm cada vez mais diminuído o alcance orgânico das publicações das empresas (Páginas e perfis comerciais), tornando praticamente obrigatório investir em anúncios pagos para obter resultados.
Por fim, podemos mencionar como maior de todos os problemas o fato de que o seu conteúdo publicado nas redes sociais não é exibido nas pesquisas do Google.
Com isso, você não terá alcance de maneira orgânica (sem precisar pagar) nas pesquisas feitas pelas pessoas.
Por que vale a pena ter um blog?
Primeiramente, podemos mencionar como maior motivo para ter um blog justamente o fato de que esse é o conteúdo preferido pelo Google nos resultados das suas pesquisas.
Por exemplo, você já reparou quando alguém faz uma pergunta no Google sobre determinado assunto, quais são as primeiras posições nos resultados?
São em geral artigos escritos em blogs. Por isso, ainda hoje o blog é a principal ferramenta para atrair clientes sem precisar investir em anúncios.
Além disso, o blog é o canal perfeito para gerar Leads (clientes em potencial) utilizando páginas de capturas ou Landing Pages que tem formulários para as pessoas deixarem o e-mail e outras informações. Assim, se o seu objetivo é atrair novos leads você precisa de um blog.
Além do mais, o blog é uma ferramenta extremamente poderosa para gerar autoridade sobre determinado assunto. Então, quanto mais conteúdo você possui no blog sobre determinado assunto, mais conhecido você se torna e mais pessoas chegam até você.
Por isso, as empresas que investem em Inbound Marketing em geral, utilizam os blogs como pilares das suas estratégias de conteúdo.
Vale a pena ter um blog porque seu conteúdo é seu
Sem dúvida, esse é um fator importante: Diferente das redes sociais, tudo o que você posta de conteúdo no seu blog pertence a você. Ou seja, você controla o que posta, como posta e tem liberdade para modificar e incluir conteúdo o quanto quiser.
Acha que as cores não combinam? Não tem problema, você pode mudar! Ou, não está satisfeito com o serviço de hospedagem ou com a plataforma que utiliza? Não tem problema! Afinal, o conteúdo é seu e você pode levar para onde quiser.
Contudo, para ter resultados reais com um blog você precisa ter uma boa estratégia de Inbound Marketing e utilizar técnicas de SEO (Otimização para mecanismos de busca).
Desta forma, conseguir que os seus conteúdos sejam exibidos nas buscas do Google ou de outro mecanismo de busca.
Em resumo, como você pôde perceber, em 2021 e provavelmente por muito tempo, ter um blog será fundamental para quem quiser obter resultados orgânicos com marketing digital. Por isso, se você ainda não tem um blog, veja como podemos ajudar você com o nosso serviço de Criação de Sites e Blogs.
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