
Você sabe o que é Inbound Marketing? Também conhecido com Marketing de Atração, o Inbound Marketing tem o objetivo de trazer o cliente até você por meio de conteúdo de qualidade, técnicas de otimização e estratégias em redes sociais.
Afinal o que é Inbound Marketing?
Antes de mais nada, precisamos dizer que o Inbound Marketing vai na contramão do Marketing tradicional. Por exemplo, o Marketing Tradicional baseia suas estratégias em interrupções, como as propagandas nos canais de TV. Em contrapartida o Inbound Marketing tem como abordagem fazer o cliente chegar até você por vontade própria, tornando a sua audiência muito mais qualificada. Afinal, as pessoas que chegam até você já estão de alguma forma interessadas no que você tem a dizer.
Benefícios do Inbound Marketing
Como o foco do Inbound Marketing é atrair o público através de conteúdos que sejam do interesse dele, isso cria uma reputação para a sua marca, gerando autoridade no assunto. Além disso, gera um maior engajamento por parte do seu público. Afinal, se as pessoas confiam no que você diz e faz, é natural que indiquem a sua marca para outras pessoas. Finalmente, podemos mencionar o fato desta abordagem permitir que você utilize métricas para avaliar se o que você está fazendo está tendo resultados.
Como fazer
O pilar da estratégia está no Marketing de Conteúdo. Ou seja, produzir conteúdo de qualidade para o seu público, chamando a atenção de maneira natural para o que você tem a oferecer. Portanto, é necessário que a sua estratégia tenha como base entender quais são as necessidades de seu público e como você consegue apresentar soluções. Afinal, conteúdo de qualidade é aquele que resolve o problema do seu público.
Como você pode saber quais são as necessidades do seu público? Para isso, é muito importante que você já tenha definido a Persona ou Personas que você quer atrair. Se você ainda não sabe o que é Persona, leia no nosso artigo intitulado “O que é Persona e por que é importante?“.
Quando você oferece conteúdo de qualidade para as pessoas, isso gera uma relação de confiança. Assim, quando você oferecer algum produto ou serviço a sua audiência, vai estar mais propensa a consumir o que você tem a oferecer. Então, em cada etapa do processo, você precisa de um gancho que leve o seu público para a próxima etapa. Então, vamos as etapas do processo?
Etapas do processo de Inbound Marketing
As etapas do processo, também conhecidas como Jornada do Cliente, formam o nosso funil de vendas no Inbound Marketing. Vamos apresentar resumidamente as etapas abaixo. Porém, se você quiser se aprofundar no assunto, leia o nosso artigo falando sobre Funil de Vendas.
Inicio da Jornada ou Topo do Funil
- Atrair – Nessa etapa o objetivo é a geração de tráfego. Ou seja, o objetivo é produzir conteúdo focado no público que tem dúvida para trazer essas pessoas até você. Logo, as nossas postagens no blog, estratégias de SEO (Otimização para os mecanismos de busca) e postagens nas redes sociais, devem chamar a atenção para pontos que são dúvidas das nossas personas.
- Converter – O objetivo aqui é transformar em leads as pessoas que chegaram até você para tirar dúvidas. Para isso, é importante que na etapa anterior, suas postagens tenham um gancho para levar sua audiência para um conteúdo que apresenta uma solução mais detalhada para o assunto. Você pode ter um banner, ou um botão que deixe claro que ela pode obter uma solução mais aprofundada por assistir um vídeo, baixar um e-book ou até fazer um curso gratuito sobre o tema. Esse botão ou banner deve direcionar a pessoa para uma página de captura, onde ela deixará o seu e-mail para ter acesso ao conteúdo.
Meio do Funil
- Relacionar – No conteúdo que você ofereceu (que deve realmente apresentar soluções) você pode começar a apresentar o seu produto ou serviço como opção mais completa de solução para o problema. Por exemplo, se sua empresa vende um sistema de gestão, você pode oferecer um e-book com dicas de gestão para empresas, ou liberar uma planilha no Excel para fazer o fluxo de caixa. Porém, o conteúdo pode apresentar os benefícios de ter um sistema de gestão para as empresas. Então nesse ponto, você deixa o gancho para apresentar o seu sistema de gestão.
Fundo do Funil
- Vender – É somente nesse momento que você começa a falar dos seus produtos e serviços e como eles podem beneficiar o seu público. Então, aqui você fala dos benefícios do seu produto ou serviço, tira dúvidas sobre o processo de compra, apresenta cases de sucesso e garantias de satisfação. Seu conteúdo deve ser persuasivo, apresentando a sua solução e dando toda a segurança para que ele tome a decisão.
- Encantar – Muita gente trata o seu funil de vendas até a etapa anterior. Porém, se você quer que o seu cliente, continue voltando e indique você para outros, dê muita atenção ao pós-venda. Envie periodicamente Newsletters para os seus clientes, ofereça descontos, enfim, mostre como ele é importante para você.
Conclusão
O Inbound Marketing é fundamental nesses tempos em que as pessoas estão conectadas o tempo todo. Crie uma boa estratégia e transforme o seu público em fã da sua marca.
Nesse artigo você pode entender o que é Inbound Marketing e porque você deve começar a fazer agora. Deixe o seu comentário ou sugestão, que vamos ter o maior prazer em ouvir você. Para receber conteúdos como esse no seu e-mail, assine o nosso blog.