Estratégia de Marketing Digital – Como posso criar?

por | Inbound Marketing

5 min de leitura
Estratégia de Marketing Digital

Antes de começar a criar suas postagens no blog ou nas redes sociais, é muito importante criar uma boa Estratégia de Marketing Digital. Afinal, como você vai conseguir atingir bons resultados se não souber exatamente o objetivo de suas campanhas? Por isso, nesse artigo vamos entender que para ter uma boa Estratégia de Marketing Digital precisamos responder a três perguntas: Por que? Quem? e Como?

Por que estou criando a campanha?

A primeira questão que precisamos definir é o objetivo da campanha. Afinal, as campanhas podem ser criadas com objetivos totalmente diferentes. Enquanto uma campanha pode ter como objetivo conseguir mais leads, outra campanha pode ser voltada para o aumento de percepção da marca. Ainda poderíamos criar campanhas voltadas para reduzir custos com vendas tirando as dúvidas dos clientes ou para educar o mercado, tornando suas soluções mais conhecidas para facilitar vendas futuras.

Seja qual for o objetivo da sua campanha, ele deve estar bem claro para toda a equipe, desta forma as ações serão corretamente direcionadas.

Para quem é a minha Estratégia de Marketing Digital?

Essa é a segunda grande questão que precisa ser respondida. Para quem estou criando as minhas campanhas? Ou seja, quem pretendo atingir com as minhas ações? Para isso, é muito importante que você defina a Persona. Escrevemos aqui no blog um artigo intitulado O que é Persona e por que é importante? Leia esse artigo para obter um entendimento mais claro do assunto. Em síntese podemos afirmar que a Persona é um personagem fictício que representa o perfil principal do seu cliente. Embora a Persona seja um personagem fictício, você deve criá-lo a partir de pesquisas entre os seus clientes e também analisando o mercado.

Lembre-se que mesmo que você venda para outras empresas, a Estratégia de Marketing Digital é sempre feita para pessoas. Afinal, empresas não tomam decisões, mas as pessoas nas empresas tomam decisões.

Como será a campanha?

Agora que você já sabe porque e para quem você está criando a campanha, falta definir como ela será feita. Antes de mais nada, você precisa definir os canais de divulgação e o formato da campanha.

Existem muitos canais de divulgação para suas campanhas. Os principais são o seu blog, as redes sociais e e-mail marketing. Se você definiu bem a Persona e o Objetivo nos passos anteriores, será mais fácil definir os canais que serão mais eficientes.

Estratégia de Marketing – Canais e Formatos

Canais

  • Redes Sociais – As pessoas estão cada vez mais conectadas as redes sociais. Por isso, a maior parte das suas estratégias passará por aqui. No entanto, é importante entender quais redes sociais são utilizadas pela sua persona para que as campanhas sejam realmente eficientes;
  • Blog – Ainda não existe ferramenta melhor para gerar tráfego orgânico do que o blog. Então se o seu objetivo é atrair clientes, você definitivamente precisa de um blog.
  • Email Marketing – As pessoas acessam muito os emails ainda. E o email permite que você crie um contato mais personalizado com a sua audiência. Lembre-se que a pessoa que forneceu o email para você, está interessada no que você tem a dizer. Mas por favor, não seja um gerador de SPAM. Use as ferramentas de email marketing para produzir conteúdo de qualidade para os seu público.

Formatos

Com respeito aos formatos utilizados na campanha, podemos mencionar os seguintes:

  • Texto – O conteúdo em texto, como as postagens no blog são excelentes se o seu objetivo é gerar tráfego orgânico (Sem publicidade paga) porque se bem produzido, ranqueia bem nos mecanismos de busca;
  • Imagens – Algumas redes sociais como Instagram e Pinterest por exemplo, são mais voltadas para o uso de imagens. São excelentes para atrair um público multitarefa, que normalmente não costuma parar para ler um conteúdo maior;
  • Vídeos – Os vídeos são excelentes para gerar autoridade da marca. Então se você quer se posicionar no mercado como especialista em um assunto, então produza vídeos de qualidade para a sua audiência.
  • Ebooks – É um outro conteúdo de qualidade que serve para gerar leads. Quando você disponibiliza um conteúdo bastante rico, as pessoas ficam mais suscetíveis a deixar o email delas em troca desse material.

Finalmente, lembre-se sempre de criar suas campanhas voltadas para dispositivos móveis. Afinal, aproximadamente 80% do tráfego no Brasil hoje é gerado a partir de celulares.

Em síntese, defina Por que, para quem e como criar sua Estratégia de Marketing digital, e consiga melhores resultados. Assine o nosso Blog e fique e receba dicas como essa diretamente no seu e-mail.

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