
Se você trabalha com Marketing Digital ou cuida do Marketing Digital da sua empresa, certamente já ouviu falar sobre automação de marketing. Mas, você sabe o que é e por que é importante?
O que é Automação de Marketing?
A Automação de Marketing consiste na utilização de ferramentas que vão realizar ou ajudar nas tarefas que teriam que ser feitas pelo usuário dentro do marketing digital.
No entanto, este não seria apenas o caso de agendar e realizar postagens por exemplo. Ou seja, envolve automatizar o processo para nutrição dos leads ou clientes em potencial.
Assim, a cada etapa do funil de vendas, o cliente em potencial receberá automaticamente o tipo de conteúdo certo.
Por que a Automação de Marketing é Importante?
O uso de ferramentas para automação permite que você tenha o pleno controle de todas as etapas da jornada do cliente.
Com isso, você pode direcionar o conteúdo correto para que o Lead caminhe até o fundo do funil, onde ele efetuará a compra.
Além disso, podemos citar como grande vantagem a chance de direcionar novos conteúdos a partir do interesse demonstrado em conteúdos já enviados.
Imagine que você enviou um e-mail para o lead com uma oferta ou promoção. Quando recebe o seu e-mail ele pode abrir o email para ver a oferta ou simplesmente ignorar, correto?
Então, com uma ferramenta de automação, você pode criar um fluxo que envie um e-mail para os leads que abriram o e-mail anterior e outro completamente diferente para os que não abriram.
Com isso, você tem um controle muito maior das ações, do que teria se tentasse realizar esses processos manualmente, concorda?
Automação de processos repetitivos
Outra vantagem é que você automatiza tarefas e processos repetitivos.
Imagina que você se fez uma postagem prometendo enviar uma série com cinco vídeos para quem se inscrever na sua lista.
Neste caso, com uma ferramenta de automação de marketing você já deixa esse fluxo de entrega totalmente pronto.
Com isso, se a pessoa assinar a lista, recebe automaticamente o primeiro e-mail e receberá os outros conforme você estabeleceu no fluxo.
Assim, você pode usar esse método para entregar e-books, planilhas e outros conteúdos que você promete para o seu público.
Agora, imagine se você não automatizasse esse processo? Já pensou a loucura que seria tentar gerenciar isso manualmente?
Comunicação Personalizada
Com a automação de marketing você mantém uma comunicação personalizada com o seu público. Então, você vai ter a certeza de que enviou o conteúdo certo para a pessoa certa sempre.
Primeiramente, você consegue separar o seu público em listas diferentes para que cada lista receba um tipo diferente de conteúdo.
Então, você só precisa agora gerar os conteúdos separados para cada lista.
Neste mesmo sentido, a própria ferramenta de automação já te ajuda a criar as suas listas segmentadas. Para isso, você cria formulários de captura de e-mail diferentes para cada lista.
Com isso, quem se cadastrar no formulário, já terá seu e-mail vinculado à lista correta.
Potencial para crescimento
Como as tarefas são automatizadas você não precisa se preo cupar se vai dar conta da quantidade de leads que pode gerar.
Com isso, seu negócio tem potencial para crescimento e não fica limitado pela quantidade de ações que o seu pessoal pode realizar.
Diferenças entre Automação de Marketing e E-mail Marketing
Em geral, as pessoas associam a automação de marketing com o disparo de e-mails. No entanto, existem diferenças para o e-mail marketing:
No e-mail marketing você precisa criar cada novo e-mail e usa uma ferramenta só para o disparo.
Ao passo que na Automação os e-mails já estão prontos e são disparados automaticamente a partir de ações do público;
Enquanto na automação todo o processo segue sem precisar de interferência humana, no e-mail marketing as ações são pontuais e não seguem um fluxo.
Que ferramenta eu devo usar?
Existem várias ferramentas no mercado e este assunto será tema de um próximo artigo aqui no blog.
No entanto, podemos adiantar que você precisa analisar o que você precisa em termos de automação e quanto você está disposto a investir.
Existem muitas ferramentas no mercado que disponibilizam as funções de disparo de email gratuitamente. Embora, a maioria delas limita muito o que você consegue fazer em termos de automação, liberando estas funções somente para a versão paga.
Por exemplo, umas das ferramentas mais conhecidas do mercado, a Mailchimp permite que você capture emails e dispare emails gratuitamente. No entanto, como automação ela só permite o disparo de um e-mail automático na versão gratuita.
Assim, se você quiser realmente criar um fluxo de automação vai precisar optar pela versão paga da ferramenta.
Aqui nós utilizamos uma ferramenta chamada Mailer Lite que desde a sua versão gratuita permite criar fluxos de automação em um ambiente muito intuitivo e visual.
No entanto, como nem tudo é perfeito, pesa contra ela o fato de que todas as opções estão em inglês. Embora, como é bastante intuitiva, você provavelmente conseguirá utilizá-la sem maiores problemas.
Com isso, mesmo que você esteja começando agora e não tem muito para investir, já poderá criar suas primeiras automações de marketing e ver os resultados.
Mas, a minha sugestão é que antes de optar por uma ferramenta você pesquise bastante porque tem muitas opções no mercado.
Resumo do que vimos
Nesse artigo você entendeu o que é automação de marketing e por que ela é importante para as suas estratégias de marketing digital.
Vamos relembrar os pontos?
- Permite o pleno controle das ações;
- Facilita a nutrição de leads;
- Automatiza processos repetitivos;
- Fornece uma comunicação personalizada com seu público;
- Aumenta o potencial de crescimento.
Com tudo isso, não resta dúvida de que a automação de marketing não é só importante, mas ela é necessária para que suas estratégias funcionem corretamente.
Se você gostou desse conteúdo, deixe o seu comentário dizendo o que achou. Além disso, comente sobre assuntos relacionados ao marketing digital que você gostaria de entender.
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