Quando criamos um funil de vendas o objetivo é trazer para ele o público mais qualificado possível. Para isso, a estratégia de palavras-chave de cauda longa é fundamental.
Primeiramente, o termo cauda longa ficou popular a partir do livro escrito por Chris Anderson com o título: A Cauda Longa – Do mercado de massa para o mercado de nicho.
Nesse artigo você vai entender o que é uma palavra-chave de cauda longa. Além disso, você vai entender os benefícios dessa estratégia de marketing digital.
Se você já sabe o que é palavra-chave e como utilizar corretamente esse artigo é para você. Senão eu recomendo que primeiro você leia o artigo “O que é palavra-chave e como usar?“.
O que é palavra-chave?
Inicialmente, vamos primeiro fazer uma breve definição de palavra-chave?
Então, palavra-chave pode ser definida como palavra ou conjunto de palavras que as pessoas utilizam para fazer buscas sobre um assunto.
Então, poderíamos dizer que “Marketing” é uma palavra-chave, assim como “Marketing de Conteúdo” também é uma palavra-chave.
AS palavras-chave são divididas em 2 grupos: Palavras de cauda curta ou palavras de cauda longa.
Ou seja, expressões mais genéricas são chamadas de cauda curta, ao passo que expressões mais específicas são chamadas de cauda longa.
Assim, vamos analisar agora mais a fundo o que é uma palavra-chave mais específica e como podemos usar essa estratégia corretamente.
O que é Cauda Longa?

O termo Cauda Longa se refere à estratégia de atacar nichos mais específicos ao invés de usar termos mais abrangentes e com mais demanda.
Por exemplo, ao invés de escrever sobre um termo mais abrangente como “Marketing”, eu vou escolher um termo mais específico como:
- Como fazer Marketing Digital;
- O que é Marketing Digital;
- E-book sobre Marketing Digital
Quando você analisa o volume de buscas da palavra-chave “Marketing”, percebe que ele é bem maior do que os termos mais específicos que mencionamos. Então, por que você deve usar palavras-chave de cauda longa?
Benefícios de usar palavras-chave de cauda longa
Segmentação do público
Primeiramente, a palavra-chave de cauda longa permite segmentar seu público. Afinal, nem todas as pessoas que pesquisam sobre “Marketing” estão querendo aprender marketing digital, não é mesmo?
Ou seja, a pessoa pode estar procurando um livro de marketing, imagens sobre o assunto, templates ou qualquer outra coisa.
Em contrapartida, quem pesquisa pelos termos mais específicos está interessado justamente no conteúdo que você está produzindo.
Com isso, embora o volume de buscas seja menor, quem está pesquisando está mais qualificado para consumir o seu conteúdo.
Essa estratégia também é muito importante quando você vai trabalhar com publicidade paga.
Afinal, se você for bem específico, não vai correr o risco de receber cliques (e pagar por isso) de pessoas que não estão interessadas no seu anúncio.
Ou seja, como você foi bem específico na escolha da palavra-chave, seu anúncio vai aparecer para pessoas que estão interessadas no que você tem a oferecer.
Maior visibilidade
Outro benefício é que a concorrência para termos mais específicos acaba sendo menor. Com isso, fica mais fácil ranquear bem o seu conteúdo.
Assim, você terá mais possibilidade de que o seu conteúdo apareça nas primeiras páginas dos mecanismos de busca.
Com certeza, isso fará toda a diferença na quantidade de visitas que o seu site vai receber.
Como usar palavras-chave de cauda longa?
Definição do público
Para conseguir criar uma boa estratégia é importante que você segmente bem o seu público. Afinal, como você vai conseguir usar termos mais específicos se não entende bem para quem você produzir conteúdo?
Assim, o primeiro passo é definir a sua persona. Se você ainda não definiu eu recomendo que leia o nosso artigo “O que é Persona e por que é importante?” .
Com a definição da persona você entenderá quais são as dores do seu público. Com isso, vai conseguir produzir conteúdos que atendam essas necessidades.
Resumindo, se você exatamente qual é a necessidade, vai ser muito mais fácil escrever sobre a solução.
Pesquise as palavras-chave
Embora nosso objetivo seja usar termos mais específicos, é importante verificar se esses termos são pesquisados pelas pessoas.
Ou seja, não adianta escrever sobre um assunto que não tenha demanda, porque as pessoas não vão pesquisar pelo que você escreveu.
Além disso, fique atento a pequenas variações da palavra-chave porque isso pode fazer toda a diferença no volume de pesquisa.
Por exemplo a expressão “O que é palavra-chave” tem um volume de buscas muito maior do que a expressão “O que significa palavra-chave”.
Ferramentas para pesquisa
Existem muitas ferramentas no mercado que ajudam na pesquisa de palavras-chave.
Com essas ferramentas você consegue analisar o volume de pesquisas e até ter idéias de novas palavras-chave de cauda longa, tomando por base um termo mais abrangente.
Vou sugerir aqui duas ferramentas que utilizo bastante e que você também pode usar, porque uma é gratuita e a outra possui uma versão gratuita.
A primeira é o planejador de palavras-chave do Google. Essa é uma ferramenta do Google Ads e você pode usar gratuitamente.
Com ela você consegue saber o volume de pesquisas e também qual é o grau de concorrência para aquela palavra-chave.
A outra ferramenta é o site Answer the Public. Com esse site você pode ver o que as pessoas estão pesquisando sobre um determinado termo.
Com isso, fica muito fácil de você ter ideias de palavras-chave de cauda longa para utilizar nos seus artigos.
Use palavras-chave de cauda longa para se diferenciar
É importante entender que determinados nichos de mercado são muito concorridos. Por isso, você precisa usar todas as estratégias possíveis para se diferenciar.
Além disso, se você estiver começando agora, é importante fazer isso, porque dificilmente vai conseguir destaque disputando com concorrentes que já possuem uma reputação alta.
Podemos dizer, que seria tentar nadar no meio de tubarões. Em contrapartida, quando você cria uma estratégia bem pensada com termos mais específicos, essa concorrência diminui drasticamente.
Assim, faça um bom trabalho de pesquisa de palavras-chave de cauda longa e obtenha resultados mais rapidamente.
Nós vimos nesse artigo o que são palavras-chave de cauda longa. Além disso, vimos a importância delas na sua estratégia de marketing digital.
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