
Se você trabalha com Marketing Digital ou tem um blog, certamente já ouviu falar de palavra-chave. Afinal, você sabe o que é palavra-chave e como usar?
É muito importante entender o que é palavra-chave e como usar porque essa pode ser a diferença entre criar um post que vai estar na primeira página dos mecanismos de busca ou que não será visto por ninguém.
O que é palavra-chave?
No Marketing Digital palavra-chave pode ser definida como palavra ou conjunto de palavras que são utilizados pelas pessoas para fazer buscas sobre um assunto. Ou seja, o termo principal utilizado na busca é a palavra-chave.
Neste sentido, você pode ter uma palavra-chave mais genérica ou uma palavra-chave mais específica. Por exemplo, você pode usar a palavra-chave “Marketing” ou utilizar “O que é Marketing Digital”. Neste caso, a segunda palavra é mais específica do que a primeira.
As palavras-chave mais abrangentes são chamadas de palavra-chave de cauda curta e as mais específicas de palavras-chave de cauda longa.
É muito importante usar palavras-chave de cauda longa nas suas estratégias de SEO.
Primeiramente, você consegue atingir um público mais qualificado quando faz uso das palavras-chave de cauda longa.
Afinal, quem digita “O que é Marketing Digital” está querendo saber algo bem específico, não é verdade?
Recomendo que você leia o nosso artigo falando sobre palavras-chave da cauda longa.
No artigo explicamos bastante sobre a importância e como usar palavras-chave de cauda longa.
Mas agora, vamos entender o conceito de palavras-chave e como usar corretamente no SEO.
Que palavra-chave eu devo utilizar?
Agora que você já entendeu o que é palavra-chave você precisa saber que palavra-chave é melhor para utilizar. Para isso, você precisa entender que assuntos interessam a sua Persona e pesquisar palavras-chave relacionadas com o assunto.
Se você ainda não definiu a persona para o seu negócio, recomendo que leia o nosso artigo explicando o que é persona e por que é importante.
Quando você faz uma pesquisa você consegue analisar se a palavra-chave que você escolheu tem um volume de pesquisas que justifique você escrever um artigo a respeito do assunto. Assim, você dedica o seu tempo a conteúdos que as pessoas estão realmente buscando.
Para auxiliar você nessa tarefa, você pode contar com algumas ferramentas.
Planejador de Palavras-chave do Google
O Google Ads possui uma ferramenta gratuita chamada Planejador de Palavras-chave.
Essa ferramenta é muito útil porque permite que você faça busca por uma determinada palavra-chave e veja o volume de pesquisas mensais por aquele termo, além de sugerir outras palavras-chave relacionadas.
Com isso, você pode perceber que uma simples variação da palavra-chave pode aumentar muito a quantidade de buscas.
Por exemplo, se pegarmos a expressão em foco para esse artigo “O que é palavra-chave” e fizermos uma pesquisa no planejador de palavras-chave, vamos perceber que ela tem um volume de busca de mil a dez mil buscas mensais. Em contrapartida a expressão “O que significa palavra-chave” tem de cem a mil buscas por mês.
Assim, fica claro que é muito melhor usar a expressão escolhida por que o volume de buscas é muito maior.

Answer The Public
Esse site é muito bom, principalmente se você já definiu a palavra mais abrangente. Com ele, você consegue ver várias opções de expressões utilizadas pelas pessoas para buscar a expressão que você definiu.
Assim, você consegue ter uma ideia de uma expressão mais específica a partir de uma palavra mais abrangente.
Utilizando o mesmo exemplo, podemos pegar a expressão “palavra-chave” que é a mais abrangente e fazer a pesquisa no site Answer The Public. Então, teremos o seguinte resultado:

Como vimos, ele dará uma série de opções pesquisadas pelas pessoas com a palavra escolhida.
Além disso, pela cor na frente da sugestão temos uma ideia do volume de pesquisas. Afinal, quanto mais verde estiver a bolinha maior é o volume de pesquisas feitas por aquela expressão.
Use a palavra-chave nos lugares corretos
Para uma boa estratégia de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) você precisa usar a palavra-chave nos lugares corretos.
A partir de agora vamos ver em que lugares você precisa utilizar a palavra-chave e como fazer isso.
Use a palavra-chave no título
É muito importante que a palavra-chave esteja no título do artigo. Nesse sentido, quanto mais para o começo do título melhor.
Você pode ver muitas dicas para criar títulos incríveis lendo o nosso artigo: Como escrever títulos incríveis que não podem ser ignorados.
Alguns dos títulos internos do artigo devem conter a palavra-chave também. Assim, se você tomar novamente por base a palavra-chave desse artigo vai perceber que ela aparece em alguns subtítulos.
Use na Meta Descrição
A Meta Descrição é um pequeno texto que aparece embaixo do título do seu artigo nos mecanismos de busca. Assim, é muito importante que a meta descrição tenha a expressão em foco.
A meta descrição não é usada pelo Google como fator de ranqueamento. Mesmo assim, você precisa caprichar nela.
Afinal, essa descrição resumida pode definir se a pessoa vai clicar no seu artigo ou no do concorrente. Então, capriche!
Outro cuidado com a meta descrição é que ela não deve ultrapassar 160 caracteres. Além disso, não deixe curta demais. Aproveite os caracteres que você tem para usar.
Use a palavra-chave no slug
Slug é a url amigável da sua página. Ou seja, é o endereço da página na internet.
Assim, você deve criar a url da página basicamente com a palavra-chave em destaque.
Definitivamente, qualquer coisa além disso é desnecessário.
Então, a url ideal ficaria assim: seusite.com.br/sua-palavra-chave.
Você percebeu que a palavra-chave no slug está separada por hífen? Isso é importante para facilitar para os mecanismos de busca.
Por isso, não use espaço ou caracteres especiais como separadores na url.
Usar na imagem também é importante
As imagens de um artigo tem um atributo ALT que é na realidade um texto alternativo para a imagem.
Então, é importante que no atributo ALT da imagem você use a expressão em foco.
Isso vale para as imagens que estão dentro do artigo e também para a imagem de destaque.
Além disso, você deve utilizar a palavra-chave no título da imagem também.
Finalmente, use a palavra-chave no nome do arquivo da imagem. Afinal, o-que-e-palavra-chave.jpg faz mais sentido para o mecanismo de busca do que 12345.jpg.
No entanto, o mais importante é utilizar no atributo ALT.
Use no conteúdo
É muito importante usar a palavra-chave no conteúdo. Assim, os mecanismos de busca conseguem identificar que o seu conteúdo tem relevância para o assunto pesquisado.
No entanto, você precisa tomar alguns cuidados.
Não exagere na otimização! Então, não use a palavra demais. Afinal os mecanismos de busca conseguem perceber quando você está forçando a barra!
Costuma dizer que o volume ideal da expressão em foco no conteúdo é de 3%. Mas na realidade algo em torno de 1% já é mais do que suficiente.
Afinal, você deve sempre lembrar que não escreve para mecanismos de busca e sim para pessoas.
Por isso, a sua preocupação principal deve ser sempre produzir conteúdos que ajudem o seu público. Ou seja, conteúdos que tenham valor de verdade.
Então, embora você precise pensar nas palavras-chave a sua preocupação principal deve ser escrever conteúdos realmente profundos e explicativos.
Com isso, você vai fazer com que as pessoas se interesse por seus artigo, e com isso a relevância do que você escreve se torna maior.
Nesse artigo você viu o que é palavra-chave e como usar corretamente nas suas estratégias de marketing digital.
Você viu também que essa pode ser a diferença entre estar na primeira página e não ser visto por ninguém.
Espero que você tenha gostado do artigo. Deixe aí um comentário e diga se o artigo foi útil.