Aumentar o engajamento no Instagram é o grande desafio de quem tem um perfil nessa rede social. Afinal, a concorrência é cada vez maior e com isso, você precisa usar as estratégias corretas para ser bem sucedido.
Nesse artigo nós vamos abordar o que você precisa saber para começar agora mesmo a aumentar o engajamento do seu público no Instagram. Primeiramente, vamos entender o que é o engajamento e por que é tão importante?
O que é engajamento?
Engajamento é um conceito do Marketing Digital que indica o quanto o seu público interage com os conteúdos publicados e o grau de proximidade que ele tem com a sua empresa.
Podemos mencionar algumas maneiras que as pessoas podem interagir com o conteúdo que você produz:
- Curtidas e comentários em uma postagem feita no feed;
- Salvar uma postagem feita no feed;
- Enviar uma postagem feita no feed;
- Envio de mensagens diretas;
- Respostas e interações nos Stories;
- Enviar Stories.
Porque o Engajamento é importante?
Primeiramente o engajamento é importante porque se as pessoas estão interagindo com o conteúdo que você produz, o Instagram entende que esse conteúdo é importante e por isso, ele exibe a sua postagem para mais pessoas. Resumindo, quanto mais engajamento maior será o alcance das suas postagens.
Além disso, o engajamento é importante como ferramenta de análise das suas estratégias de Marketing Digital.
Afinal, criamos conteúdos para as pessoas, se esses conteúdos não estão obtendo engajamento, pode ser que não tenhamos definido a persona corretamente. Ou então, não tenhamos entendido quais assuntos realmente interessam a nossa persona.
Por isso, é muito importante monitorar o engajamento para agir rápido.
Vamos ver agora algumas dicas que podem ajudar você a aumentar o engajamento no Instagram agora mesmo.
Dicas para aumentar o Engajamento no Instagram agora mesmo
1. Produza Conteúdo Relevante
Uma grande falha cometida por muitos que tem um baixo engajamento nas suas postagens é o fato de só criarem postagem de propagandas e ofertas.
Afinal, você assistiria a um canal de TV que só passasse comerciais? É importante que você produza um conteúdo que agrade ao seu público.
Imagine uma agência de viagens que quer atrair pessoas que estão interessadas em viajar para o Chile.
Acha que ela conseguiria obter mais curtidas e comentários em uma postagem falando sobre o preço do pacote de viajem ou em uma postagem trazendo 3 lugares inesquecíveis para conhecer no Chile?
Sem dúvida, a segunda postagem gera um grau de interesse maior e isso aumenta a possibilidade de engajamento.
2. Use a Geolocalização
Adicione um local em cada foto ou vídeo postados no feed ou nos Stories. Além de aumentar a visualização, permite que os conteúdos postados no feed sejam exibidos quando alguém faz uma busca pelo local.
Quanto mais específica for a localização melhor. Ou seja, é melhor colocar como local um parque ou uma praça ao invés de colocar a cidade por exemplo.
3. Use Hashtags
O uso de hashtags é muito importante dentro do Instagram porque ele agrupa publicações que utilizaram a mesma hashtag. Desta forma, quando um usuário fizer uma pesquisa utilizando aquela hashtag a sua postagem será relacionada.
Uma outra vantagem é que o Instagram permite que as pessoas sigam hashtags e não somente perfis. Assim, utilizando este recurso as suas postagens serão relacionadas para essas pessoas, independente de seguirem o seu perfil.
Mas é importante que você só utilize hashtags que fazem realmente sentido para o seu público e para o seu conteúdo. Caso contrário, seu conteúdo perderá relevância e isso vai piorar o engajamento.
4. Escolha bem os horários
Use as informações do Instagram para verificar quais são os horários em que o seu público está mais ativo e faça postagens nesses horários. Afinal, quanto mais pessoas conectadas maior a chance de engajamento.
Isso não significa que você só deve fazer postagens nesses horários. Faça experiências porque o que funciona em um dia da semana pode não funcionar em outro.
5. Apareça nos Stories
Quando você aparece pessoalmente nos seus Stories isso gera empatia. Lembre-se de que as pessoas gostam de se conectar com pessoas. Assim, quando você aparece isso gera uma relação pessoal com o seu público e as pessoas vão se sentir mais motivadas a interagir com você.
6. Faça perguntas
As pessoas se sentem mais motivadas a interagir com o seu conteúdo quando elas são chamadas a executar uma ação. Por isso, faça perguntas pedindo a opinião sobre algum assunto, faça enquetes sobre assuntos do interesse do seu público. Por exemplo, escolha dois temas sobre os quais pretende falar e faça uma enquete sobre quais desses temas o seu público quer que você publique primeiro.
7. Crie sorteios
Postagens com sorteios estão entre as que mais geram engajamento no Instagram. Crie uma postagem bem clara, que traga as regras do sorteio bem definidas e que para participar a pessoa precisa interagir com o conteúdo. Por exemplo, você pode criar um sorteio em que para participar a pessoa precisa seguir o seu perfil, comentar marcando 2 ou 3 pessoas e curtir a postagem oficial do sorteio. Agora, cuidado para não exigir ações demais por parte do seu público para para que participem do sorteio, porque isso pode desanima-las.
Depois você pode utilizar uma ferramenta como o SorteioGram para realizar o sorteio. Isso gera credibilidade e as pessoas se sentirão mais motivadas a participar de um próximo sorteio que você fizer.
8. Interaja com os seus seguidores
É muito importante que você responda aos comentários das pessoas e interaja com elas. Isso fará com que você realmente crie um relacionamento com a sua audiência. Além disso, responda as mensagens diretas enviadas para você.
Quando você interage rapidamente com o seu público isso gera credibilidade para o seu negócio.
9. Mantenha a frequência das postagens
É importante que você mantenha uma frequência nas suas postagens. Então, crie um calendário editorial definindo os dias e horários em que você fará as postagens e sobre que assuntos.
Afinal, se as suas postagens não forem regulares o engajamento vai diminuir e o Instagram mostrará seu conteúdo para cada vez menos pessoas.
Primeiramente, se você não estiver acostumado a ter um calendário de postagens, comece programando as postagens semanalmente.
Então, você criará o hábito de manter a regularidade nas postagens e com o tempo você poderá criar calendários editoriais mensais.
Para ajudar você, nós estamos liberando a planilha de calendário editorial que usamos para você baixar.
10. Faça transmissões ao vivo
O Instagram privilegia conteúdos ao vivo. Assim, quando você faz uma transmissão ao vivo ele posiciona melhor os seus Stories e ainda avisa para os seus seguidores que você está fazendo uma transmissão ao vivo.
Isso aumentará bastante a chance das pessoas interagirem com o seu conteúdo. Mas neste caso, também é importante analisar o melhor horário para a sua audiência. Afinal, de que adianta fazer uma transmissão ao vivo se as pessoas não estiverem lá para assistir?
Esperamos que com essas dicas você já comece a aumentar o engajamento no Instagram hoje mesmo. Ainda tem alguma dúvida? Quer dar alguma sugestão sobre assuntos que devemos postar aqui no Blog? Entre em contato conosco e nos diga.