Você já ouviu falar em KPI? No Marketing Digital esse é um termo muito comum e que tem uma grande importância! Afinal, as estratégias de Marketing Digital são focadas em resultados.
Nesse artigo você vai entender o que é KPI, por que é importante e também vai descobrir quais são os principais KPIS para você monitorar.
O que é KPI?
KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou Indicador chave de performance. Ou seja, são indicadores que permitem monitorar os resultados alcançados nas suas ações de marketing.
Para você definir se um indicador é realmente importante você pode analisar algumas características:
O KPI precisa estar ligado ao objetivo da campanha
Primeiramente, o KPI deve estar diretamente ligado ao objetivo da sua campanha. Afinal, como existe uma infinidade de indicadores que podem ser analisados, você precisa manter o foco e medir o que realmente é importante.
Precisa ser simples de entender
Se você precisa dar muitas explicações sobre o que é, como calcular e para que serve um KPI, definitivamente ele não é bom. Então, escolha sempre indicadores fáceis de entender.
Precisa ser facilmente mensurável
Um bom KPI precisa ser calculado facilmente. Então, se você precisa buscar dados em várias fontes e fazer contas muito complexas, definitivamente você não escolheu um bom indicador.
Precisa levar a uma ação positiva
Finalmente, podemos dizer que uma das principais características de um KPI é que ele precisa levar a uma ação positiva. Ou seja, quando analisado o indicador deve permitir que você faça as correções necessárias caso algo não esteja bem.
KPI – Quais são os principais Indicadores de Performance?
Vamos analisar agora os principais indicadores que podem se analisados e o objetivo de cada um deles. Após entender para que servem, defina quais desses indicadores fazem sentido na sua campanha de Marketing Digital.
Primeiramente, é importante você entender que esses indicadores estão divididos em 2 grupos: Indicadores Operacionais e Indicadores de Negócio.
Indicadores Operacionais
São aqueles que utilizamos no dia a dia das Ações de Marketing. Em primeiro lugar, são os Indicadores operacionais que nos ajudam a identificar se a nossa estratégia está no caminho certo.
Agora vamos analisar os principais indicadores operacionais.
KPI de Consumo
São os indicadores de consumo que nos ajudam a entender como o público está consumindo o nosso conteúdo. Dentre os principais indicadores de consumo podemos mencionar:
Visitantes Únicos – Número de pessoas diferentes que visitaram uma página do seu blog ou site;
Visualizações da página – Quantidade de vezes que uma página foi visualizada. Ou seja, nesse caso aqui uma mesma pessoa pode ver a mesma página mais de uma vez. Desta forma, cada visualização da página será contada;
Fontes de Tráfego – Essa é uma informação bastante importante, pois te ajuda a saber se os visitantes do seu blog estão vindo a partir das suas ações de email marketing, através das mídias sociais, por anúncios pagos ou pela busca orgânica. Com essa informação você pode verificar quais ações estão funcionando e quais não estão trazendo resultado;
Páginas mais Visitadas – Você consegue verificar quais são as páginas que estão tendo um maior número de acessos. Assim, é possível entender o tipo de conteúdo que está tendo mais resultados com o seu público;
Tempo gasto na Página – Esse indicador ajuda a entender quanto tempo as pessoas estão ficando na página e lendo o conteúdo. Quanto maior o tempo gasto na página melhor é para efeito de ranqueamento;
Todos esses indicadores mencionados até agora podem ser facilmente analisados a partir do Google Analytics
Alcance – Esse indicador serve para mostrar a quantidade de pessoas que foram alcançadas com a sua postagem em uma rede social;
Vizualizações no Youtube – Para o Youtube esse é um excelente indicador porque mostra quantas vezes os seu vídeo foi visualizado.
KPI de Engajamento
Os indicadores de Engajamento servem para analisar como o seu público está reagindo ao conteúdo que você produz.
Entre os indicadores de engajamento podemos destacar os comentários, compartilhamentos da publicação e curtidas.
Quando você produz um conteúdo de qualidade que seja realmente voltado para o seu público, fica mais fácil que as pessoas curtam ou compartilhem. Além disso, é importante incentivar as pessoas a interagirem. Faça perguntas, estimule os comentários. Desta maneira, as pessoas vão se sentir mais motivadas a se engajarem.
KPI de Conversão
Os indicadores de conversão servem para analisar se a campanha está gerando clientes ou Leads que são clientes em potencial.
Leads Gerados – Esse indicador aponta a quantidade de Leads que foram gerados a partir de uma campanha;
Leads Qualificados – Quando você gera um Lead ele ainda não está preparado para comprar nada. No entanto, sua campanha pode produzir conteúdos que preparem o Lead para comprar. Quando o Lead está preparado para comprar, dizemos que ele está qualificado. Então, esse é um indicador importante para determinar se as suas campanhas de meio de funil estão realmente produzindo resultados para gerar vendas.
Indicadores de Negócio
Os indicadores de negócio são aqueles que demonstram o Marketing em termos financeiros, ou seja, demonstram se o marketing está gerando retorno ou não. Normalmente são esses os indicadores que o dono da empresa quer ver.
ROI – Retorno sobre Investimento
Esse é um KPI simplificado que serve como referencia para demonstrar se o que estamos investindo em Marketing está valendo a pena. Afinal, com o ROI é possível saber quanto dinheiro a empresa perde ou ganha com os investimentos feitos em cada canal de marketing.
A fórmula para calcular o ROI é (Receita – Custo)/Custo. Por exemplo, imagine que você gastou R$ 1000,00 em uma campanha de marketing e com isso gerou vendas no valor de R$ 5000,00. Então teremos o seguinte cálculo: (5000-1000)/1000 = 4. Assim, podemos dizer que para cada 1 Real investido em Marketing você gera 4 Reais de retorno.
CAC – Custo de Aquisição de Cliente
Esse KPI serve para avaliar o custo total para gerar um cliente. Assim, ele precisa levar em consideração os custos com vendas e os custos com marketing.
Você pode calcular o CAC com a seguinte fórmula: CAC = (Custos de Vendas + Custos de Marketing) / Número de Clientes conquistados no período.
Em negócios tradicionais, como venda de produtos por exemplo, o CAC deve ser menor que o seu valor de receita. Por exemplo, se você tem um CAC de R$ 200,00 e a receita com o cliente é de R$ 250,00, significa que você tem um prejuízo de R$ 50,00 a cada venda.
No entanto, se você vende assinaturas ou serviços com alguma mensalidade por exemplo, precisará utilizar um outro KPI que é o LTV, que veremos a seguir.
LTV (Lifetime Value) Valor no Ciclo de Vida
Esse KPI serve para apresentar todo o valor adicionado pelo cliente ao longo do seu relacionamento com a empresa. Ou seja, o dinheiro que entra durante o período do contrato ou durante compras recorrentes.
Você pode calcular o LTV com a seguinte fórmula: LTV = Valor do Tícket Médio x Quantidade de Transações do período.
Então, nesse caso, se o cliente tem um ticket médio de R$ 150,00 e a análise será feita em cima de 12 meses teremos 150,00 x 12 = 1800,00.
Para ter um indicador positivo o valor do CAC deve ser menor que o valor do LTV. Então, se tivemos um CAC de R$ 600,00 e um LTV de R$ 1800,00 estamos com um saldo muito positivo.
Nesse artigo nós vimos uma grande variedade de Indicadores e as suas utilizações. Agora, com essa informação em mãos, você pode analisar a sua campanha de marketing e verificar qual KPI faz sentindo analisar.
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