O Instagram definitivamente veio para ficar. Com isso, muitas empresas estão percebendo as oportunidades de negócio que essa rede social oferece. Mas para atingir bons resultados você precisa de um Funil de Vendas no Instagram.
Muitas pessoas acham que para vender no Instagram, basta criar uma conta comercial e começar a anunciar os seus produtos.
Na realidade, essa é uma prática muito comum entre a maioria das pessoas que usa o Instagram para negócios.
No entanto, essa é a pior maneira de você usar o Instagram ou qualquer outra rede social como ferramenta de vendas.
Afinal, quem gosta de ficar recebendo propagandas o tempo inteiro, não é verdade?
A melhor maneira de utilizar o Instagram nas suas estratégias de marketing é por construir um funil de vendas no Instagram.
Nesse artigo, você vai entender o conceito do funil de vendas e como ele pode ser aplicado no Instagram.
Agora, se você não sabe absolutamente nada sobre funil de vendas eu recomendo que você leia o nosso artigo explicando o que é o funil de vendas no marketing digital.
O que é Funil de vendas?
Como eu disse, já escrevi um artigo bem detalhado sobre esse assunto. No entanto, vou trazer aqui os conceitos básicos necessários para você criar a sua estratégia no Instagram.
A maioria das pessoas que tem contato com os conteúdos que você produz, não está preparada para comprar.
Assim, podemos dizer que se o primeiro contato da pessoa com a sua empresa já for de cara uma propaganda do seu produto, seria como pedir a pessoa em casamento no primeiro encontro.
Até pode dar certo. Mas tem tudo para dar errado, não é mesmo?
O funil de vendas serve para conduzir um cliente em potencial em direção a compra. Ou seja, você só vai falar sobre o que você tem para vender quando a pessoa estiver pronta para comprar.
Para isso, o funil de vendas é dividido em três etapas: Topo do funil, meio do funil e fundo do funil.
Primeiramente, você precisa entender que em cada uma dessas etapas o cliente em potencial está em um estágio na jornada de compra.
Assim, quanto mais no topo do funil ele estiver, menos preparado para comprar ele está.
Agora, vamos analisar cada uma das etapas do funil de vendas e como aplicar esse conceito ao Instagram.
Como criar um Funil de Vendas no Instagram
Topo do Funil
Nessa etapa do funil a pessoa que tem contato com o seu conteúdo, muitas vezes nem sabe que tem um problema ou que precisa de alguma coisa.
Primeiramente, o topo do funil está dividido em 2 etapas: Atração e Conversão.
Etapa de Atração
Na etapa de atração você deve produzir conteúdos que tenham valor para as pessoas. Seu objetivo deve ser ajudá-los a identificar as suas necessidades e esclarecer suas dúvidas.
Assim, quanto mais rico for o conteúdo que você produzir, maior será o interesse das pessoas no seu conteúdo.
E como você pode fazer isso no Instagram?
Use o Feed do Instagram para gerar conteúdo de valor para os seus seguidores.
Ao invés de postar propaganda dos seus produtos, entenda quais são as necessidades do seu público e escreva sobre essas necessidades.
O seu objetivo deve ser ajudar o cliente a entender que ele tem um problema ou uma necessidade e que você produz conteúdos que podem ajudá-lo.
Use títulos chamativos para que as pessoas realmente se interessem pelo seu conteúdo. Mas principalmente, entregue conteúdo de valor.
Assim, quanto mais conteúdo você produzir, mais as pessoas vão estar interessadas no que você tem a dizer.
Além do Feed, você pode usar a IGTV para produzir vídeos com dicas e tutoriais que ajudam os seus seguidores a resolver os problemas.
Afinal, os vídeos têm um poder muito grande para gerar autoridade e com isso, as pessoas passam a confiar cada vez mais em você.
Reparou que ainda não falamos de produtos? Isso, porque o funil de vendas no Instagram, assim como em qualquer estratégia de Marketing de Conteúdo, tem o conceito de gerar valor primeiro. É o que chamam de vender sem vender.
Etapa de Conversão
Nessa etapa que ainda está no topo do funil, o objetivo é conseguir algum contato do potencial cliente para iniciar um relacionamento com ele.
Assim, você vai conseguir direcionar ele para a próxima etapa do Funil.
Para conseguir esses dados, você deve oferecer um conteúdo com um valor maior do que os que você ofereceu no topo do funil.
Então, para oferecer esse material você solicita para ele as informações de contato.
A principal maneira de converter seu público em clientes em potencial ou Leads, é por solicitar o nome e o email da pessoa.
Para isso, você precisa usar uma ferramenta de Email Marketing como Mailchimp por exemplo, e criar um formulário em uma página de captura para coletar esses dados e armazenar em uma lista.
E como você pode fazer isso pelo Instagram?
Se você usa uma ferramenta de Email Marketing, e você tem uma página de captura, você deve colocar o link na bio do Instagram.
Com isso, quem clicar no link vai ser direcionado para a página de captura. Assim, se a pessoa estiver interessada no conteúdo que você ofereceu, ela vai deixar o nome e o email para ter acesso.
Neste sentido, você ainda pode solicitar outros dados no formulário, como telefone, empresa ou outra informação. No entanto, quanto mais informações você solicitar, menor será a sua taxa de conversão.
Então, só solicite as informações que são realmente essenciais.
Agora que você já tem um link na bio com a sua página de captura, faça postagens falando a respeito do conteúdo que você vai disponibilizar.
Além do Feed, você deve fazer Stories chamando as pessoas para acessar o seu conteúdo. Afinal, os Stories tem mais alcance do que as postagens no Feed
E que tipos de conteúdo você pode oferecer para conseguir converter o seu público em Leads?
Você deve oferecer conteúdos ricos, como Ebooks, Cursos Grátis, Sequência de Vídeo Aulas e assim por diante. Afinal, quanto mais rico for o conteúdo, maior será o interesse das pessoas.
Agora, e se você não tem uma ferramenta de Email Marketing?
Nesse caso, você pode gerar um relacionamento com o seu público através de Directs.
Assim, você pode promover o seu conteúdo e dizer que se a pessoa quiser receber o conteúdo ele deve mandar uma mensagem por Direct que você envia o link.
Embora essa estratégia funcione, eu recomendo fortemente que você use uma ferramenta de Email Marketing e Páginas de Captura.
Afinal, a sua lista de email é sua e de mais ninguém e você não está sujeito a alterações que a rede social pode sofrer com o passar do tempo.
Meio do Funil
Nessa fase do Funil de Vendas você tem somente uma etapa que é Relacionar. O objetivo aqui é gerar um relacionamento mais próximo com o seu cliente.
Etapa de Relacionar
Primeiramente, o relacionamento com o cliente inicia com a entrega do material rico que você prometeu.
No entanto, o objetivo é pegar esse cliente em potencial e levá-lo para a próxima etapa do funil. Assim, o seu relacionamento com ele não se limita a entrega do conteúdo.
Para isso, você pode enviar outros emails ajudando a esclarecer o assunto e apresentando uma solução mais definitiva para o problema.
Então, diga ao cliente em potencial que se ele quiser saber mais a respeito dessa solução, ele pode fazer isso.
Mas não deixe ao acaso, use chamadas para ação, dando a ele a opção de clicar em um link para assistir a um vídeo, ou que ele tem a opção de falar com um consultor, preenchendo um formulário.
Desta maneira, você deixa o caminho para conduzir a pessoa para a próxima etapa que é o Fundo do Funil.
Fundo do Funil
Finalmente vamos falar de venda? Ufa!
O Fundo do Funil tem 2 etapas: Vender e Encantar.
Etapa de Vender
Se você conseguiu conduzir o potencial cliente até aqui, você tem grandes chances de vender para ele.
Primeiramente, você deve mostrar para o Lead porque o seu produto é a melhor solução para ele.
Além disso, ajude ele a ver como o seu produto resolve definitivamente o problema que agora ele sabe que tem.
Apresente provas sociais. Ou seja, mostre como outros clientes estão satisfeitos usando a mesma solução que você está oferecendo.
Outra coisa que funciona muito bem é a garantia de satisfação. Então, se isso for possível, informe que se ele não ficar satisfeito terá o dinheiro de volta.
Após aplicar essas estratégias você pode oferecer o seu produto.
Note que você conduziu o cliente em potencial até o momento em que ele está preparado para comprar e então você oferece o seu produto.
Voltando a nossa analogia inicial, você pediu em casamento no momento certo.
Etapa de Encantar
Muitas pessoas que trabalham com Marketing Digital cometem o erro de encerrar o seu funil de vendas na etapa anterior.
No entanto, você precisa cuidar do pós-venda para encantar o seu cliente.
Lembre-se que um cliente satisfeito vai comprar novamente e vai indicar você para outras pessoas.
Assim, após vender, continue o seu relacionamento com o cliente e mostre que ele é especial para você.
Faça contatos para saber se ele está satisfeito ou se tem dúvidas. Coloque-se à disposição.
Além disso, ofereça cupons de desconto e condições especiais pelo fato dele já ser seu cliente.
Apresente soluções ou conteúdos que só estão disponíveis para os clientes.
Com isso, você vai fazer o seu cliente ficar encantado com a sua empresa. Isso é ótimo porque vender novamente para um cliente sai muito mais barato do que captar um cliente novo.
Por isso, invista em encantar os seus clientes.
Vimos aqui todos os passos para criar um Funil de Vendas no Instagram. Agora, vamos ver um exemplo prático de cada etapa do funil?
Funil de vendas no Instagram na prática
Imagine que a sua empresa vende um cortador de gramas para uso doméstico.
Então, para a etapa de atração, você pode criar conteúdos dando dicas de como cuidar do Jardim.
Com isso, você iria atrair como público pessoas que tem jardim, e que podem precisar do cortador de gramas, certo?
Então, como faríamos para transformar essa pessoa em um cliente em potencial?
Poderíamos criar um Ebook com o tema: “O Guia definitivo para um gramado perfeito”.
Então, quem der os dados para baixar o Ebook, está mais qualificado para comprar o seu produto. Ou seja, passou a ser um cliente em potencial ou Lead.
Agora, com os dados do Lead você pode começar o relacionamento com ele.
Assim, você precisa ajudá-lo a entender que para ter um gramado perfeito ele vai precisar de equipamentos.
Então, no próprio Ebook você pode dizer que os resultados são obtidos de maneira mais fácil quando se tem um bom cortador de gramas.
Reparou que você está ajudando o cliente em potencial a entender que ele precisa de um cortador de gramas?
Você pode enviar então um email com um artigo ou com o link para um vídeo que mostra as vantagens de ter um bom cortador de gramas para conseguir um gramado perfeito.
Com isso, você consegue avaliar se aquele Lead está pronto para começar a saber do seu produto.
Agora, você vai usar esse vídeo ou artigo para levar a pessoa para a próxima etapa do funil. Para isso, você vai deixar no vídeo ou artigo a possibilidade de conhecer o seu produto ou falar com um consultor.
Se a pessoa seguiu em frente, ela chegou no fundo do funil e é a hora de convencê-la de que o seu produto é a melhor solução.
O Funil de Vendas no Instagram funciona!
Parece que dá trabalho criar toda essa estrutura. Mas na verdade, você só precisa focar em criar os conteúdos para cada etapa.
Além disso, vale muito a pena porque com o Funil de Vendas no Instagram, o Feed do seu perfil não vai ser um monte de propagandas.
Afinal, você vai produzir conteúdos que atraiam, convertam, relacionem, vendam e encantem!
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